- Área: 240 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Milena Villalba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a residência localiza-se em um lote com grande inclinação. Para um uso adequado de todo o terreno, optou-se por localizar a construção na parte central do solo disponível, de forma que a descida à rua Segaria da Urbanização L'Aspre torna-se o acesso principal, área de garagem, área de piscina, e, em geral, a parte representativa da residência, enquanto a parte sul do terreno é ocupada pelos programas de serviço da casa.
O corte da residência foi projetado de forma que o térreo coincida com a área de estar e com a área noturna da casa no primeiro pavimento. O pé direito duplo na entrada, sobre o qual localiza-se o estúdio, amplia e distribui, a partir do núcleo, as diferentes partes do programa.
A peça principal, buscando enquadrar a paisagem marítima, estende-se até a fachada em um pronunciado balanço que evidencia a inclinação do terreno e define, em sua sombra, a área de estacionamento. Atrás disso, encontra-se a área noturna, que reserva de forma mais privada a área de dormitórios e programas auxiliares. A oeste está localizado o estúdio a partir do qual se acessa a cobertura do pavimento inferior.
A irregularidade dos pavimentos surge da adaptação de dois prismas originais na tentativa de conservar parte da vegetação existente, incorporando-a ao projeto. Esta forma irregular propicia vistas cruzadas entre as diversas partes da residência que incorporam a paisagem do vale do rio Gironda, contextualizando o contraste com o entorno. Estruturalmente, o concreto armado, por sua maleabilidade, facilidade de execução, e rigidez, permite alcançar um vão de 9,5 metros, evidenciando os volumes da casa de forma mais expressiva.
Quanto à parte externa, buscou-se manter a imagem dos pátios agrícolas, agora em desuso, que pontuam o terreno e o fazem descender pela ladeira norte da montanha. Para a localização da piscina e formação de sua "praia", um desses pátios foi alargado, formando a principal ambiente ao livre da residência, uma área que da sequência ao percurso de acesso de pedestres, que, por conta da altura, também podem aproveitar das vistas que rodeiam, também, a sala de jantar.
As fachadas principais da residência estão orientadas ao vale e a fachada oeste demarca, no primeiro pavimento, as vistas ao "Castellet", uma referência histórica para o povo de Orba. O restante das fachadas pretende, com uma composição simples, satisfazer as relações com o entorno imediato dos ambientes que compõem a residência, proporcionando ventilação e iluminação naturais a todos os espaços.
A ideia de arquitetura expressada pelo projeto, não só difere das edificações de seu entorno em termos de solução construtiva, mas também representa uma linguagem arquitetônica necessariamente distante do que tipicamente se construiu em toda a urbanização do local.
Trata-se de um projeto moderno no que se refere a organização, forma, estrutura, construção, e linguagem, com identificação com os requisitos do cliente de forma única. Tudo isso pode ser visto no material gráfico a seguir.